Páginas

9 de novembro de 2011

AOS MEUS PAISANOS

Há exatamente um ano atrás eu desembarquei do Costa Concordia. Quero AGRADECER a todos aqueles que passaram por meu caminho, aqueles que vibraram comigo em Santos, quando embarcar era apenas um sonho. Mas quero AGRADECER especialmente a esse povo brasileiro que conheci a bordo.

Eu não sabia muito bem a importância de ter paisanos a bordo porque só fiz 17 dias de temporada brasileira, e só percebi que precisava me juntar aos meus quando vi um a um TODOS os brasileiros desembarcarem - sim, eu fui a última brasileira que embarcou no Brasil a desembarcar na Europa. Mas como a vida não é quantidade, mas qualidade, conheci muitos de vocês no fim de contrato e ainda sim construímos uma amizade verdadeira, quase que palpável por nossas fotos.

A gente riu junto, chorou junto, bebeeeeeeu junto, mas acima de tudo, a gente se apoiou contra (a maioria dos) nossos chefes exploradores, tivemos horas lindas e dias únicos fora do navio. Por isso quero dizer OBRIGADA a vocês que enxugaram minhas lágrimas de indignação, que me fizeram sentir bonita mesmo quando eu estava cansada demais, obrigada a vocês que me ENSINARAM que meu sorriso me abriria portas, corações e mentes.

Sempre lutei contra o rótulo de vagabundo que esse povo de navio deus pros brasileiros, o que eu vi lá foi uma gente guerreira, ALEGRE e orgulhosa do seu país. Me disseram que quando eu desembarcasse eu ia perceber que o Brasil era o melhor país do mundo, não nos acho melhor do que ninguém, mas sou nacionalista de carteirinha. O Brasil é a nossa casa, e casa é sempre o melhor lugar do mundo.

Desembarquei dia 9 de novembro de 2010 em Palermo SOZINHA, fui a Milano encontrar o abraço de duas grandes amigas, chorei ao sentir o solo brasileiro em São Paulo e finalmente caí nos braços da minha mãe em Porto Alegre pedindo pra ela não me deixar embarcar nunca mais. NUNCA MAIS não existe e o futuro a Deus pertence, mas o poder de escolha é tudo e eu tirei a Costa da minha vida no dia em que decidi não carregar meus uniformes caros pro outro lado do oceano...

Em janeiro deste ano fui ao Rio de Janeiro e passei por outro processo seletivo de outra cia e decidi não embarcar. Em fevereiro fui de mala e cuia, na verdade não levei meu kit chimarrão, pra Bogotá, Colombia pra viver com meu namorado, que muitos de vocês não conheceram. Em dois meses eu voltei pra minha terra pra me despedir da minha mãe, ela estava com um tumor no cérebro e duas semanas depois que voltei ao Brasil, ela faleceu. Talvez se eu não tivesse passado por essa prova de superação do navio, não teria forças pra escrever pra vocês hoje, mas vocês me ensinaram que a VIDA continua e pode sempre ser melhor.

Meu notebook foi roubado um mês após meu desembarque e por isso não escrevi mais nem postei mais fotos. Mesmo assim, todos nossos momentos estão bem guardados na minha memória - mas quem quiser mandar fotos e vídeos, eu dou meu e-mail!

Então minha mãe morreu dia 7 de abril de 2011 e dia 21 eu estava em Florianópolis pra receber o carinho e o apoio de duas grandes amigas, dois grandes corações que cruzaram meu caminho no Concordia e que acolheram minha dor, respeitaram meus momentos de solidão e me provaram que perto do mar tudo estaria bem. O Fernando (colombiano) viveu aqui no Brasil um tempo também, e nesta fase contei com o apoio de um cara muito especial que fala diversas línguas e tem um coração gigante, cria do Discordia também.

Assim foi, escrevo pra vocês de Floripa, 6 meses já se passaram e estou aqui de English teacher de uma grande escola de inglês. Cada um de nós tomou seu rumo, mas ainda espero reencontrar muitos de vocês.
OBRIGADA pelo carinho brasileiro, pela amizade gratuita e por tudo que vocês me ensinaram. LEVO VOCÊS NO MEU CORAÇÃO ONDE QUER QUE EU VÁ.

Com amor,
Ana Clara Tellini Figueredo

8 comentários:

  1. Sou mãe da Thais Leandro e vi um post da Gisele Notargiacomo e acabei aqui no seu blog. ORGULHO ... MUITO ORGULHO sinto de todos vocês batalhadores que encaram DE VERDADE a vida! Me emocionei muito com suas palavras porque conheco a dor da saudade .... sinto muito pela sua perda e espero que Deus abençõe ricamente a sua vida e te ilumine em seu caminho .. um beijo pra você GUERREIRA!
    Nancy DeOliveira

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana!!!! Que lindo! Me arrepiei lendo esse testemunho...Vi um pouco de mim nele. Realmente acho que depois do navio a gente volta meio 'casca dura', mas no bom sentido, mas eu acho que mais preparado, mais resistente. Mais sensível também, àquelas coisas simples, que talvez outras pessoas que não passaram pelas mesmas experiências não tenham....
    De toda forma, obrigada! Com certeza tu foi figurinha importante naquele Concordia! :) Um grande beijo e meus parabéns pela tua força e coragem. TU É APROVA DE QUE A GENTE NÃO PODE BAIXAR A CABEÇA! MAS SIM ANDAR EM FRENTE! RECONSTRUINDO SEMPRE! Beijo, Letícia Moreira. A Lê!

    ResponderExcluir
  3. Emoção é a palavra.
    Obrigado por dividir com os leitores que nem conhece, posts tão maravilhosos e carregados de emoção quanto estes.
    Muito sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOOOO Lê, obrigada por comentar no blog, não sei pq o povo vive dizendo VIA FACEBOOK que adora o blog... Aqui fica tudo gravadinho né, sou cri cri com organização...
    Amiga, com certeza uma experiência única pra todos nós. O que importa é APRENDER, wherever we go. Obrigada pelo momento bairrista-família que tu e tua família me proporcionaram: um mate a bordo... Foi assim que nos conhecemos, lembra?
    Natal tô na terrinha, vamos nos ver e tricotar moooooooito. Te adoro queri, beijãozão!!!

    ARIEL, obrigada pelo TEU carinho. Volte sempre!

    E CONTINUEM A NADAR!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nancy, a senhora é mãe daquela que apelidei de Morena, ainda em Santos. Parabéns pela filhota, não pude conviver muito com ela a bordo por causa dos horários, mas em Santius a gente ferveu...
    Obrigada pelas palavras, essa batalha vencida me preparou pra algumas outras. Deus te abençoe também. Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. ana amei e me emocionei com o seu post, sou a irma da gi, nos conhecemos porém nao tivemos tanto tempo juntas...certamente a gente fica mais forte depois de uma experiencia a bordo. por isso percebo que nada nessa vida é em vao, tudo tem um sentido, ja estava marcado de vc embarcar pq vc teria que passar por essa experiencia pra se tornar mais forte pra superar essa perda recente, olha so como deus eh grandioso em tudo que faz!!!! querida continue sempre postando vc tem um forte dom da palavra, curto muito o jeito como vc escreve, se cuida e fica com Deus :) Aline Brito

    ResponderExcluir
  7. Caracas só agora ví que vc responde meu coments, muito obrigado Anita e continue a dividir essas experiências conosco que eu estarei sempre aqui, esperando ansiosamente. Me add no Facebook: Ariel Martins.

    ResponderExcluir
  8. Aline, lembro de ti muito bem mocinha, como estás? Então é isso, a gente rói aquele osso duro, supera, faz amigos e conhece lugares, tudo é crescimento. Por outro lado, ando impaciente. Tudo me parece sujo e bagunçado demais no mundo real. Te escrevo de uma reunião onde ninguém dá oi nem tchau. Daí fico me perguntando qual mundo é mais duro... Volte sempre, tô com planos pro blog. Beijos!!!

    ResponderExcluir

Me comenta...