Fiz excursão mas não tirei nenhuma foto pessoal porque devido à bagunça que é meu departamento tive que emprestar meu cartão pro Papi trabalhar. Hoje comprei Dinas, a moeda local, paguei 26 dinas numa falsificaçã massa de All Star, deve dar uns 13 euros.
AOS NOVOS MARINHEIROS
Já to sabendo que tem muita gente boa que vai embarcar pela Costa, incluindo minha amiga do coração Louise. Então vou dar umas dicas de mala, comportamento e diferenças de cargo, pois não quero que sofram na pele o quanto sofri...
MALA PRAS GURIAS
Eu tenho vontade de rasgar meu uuu quando lembro da minha coleção de tênis, melissas, casacos, imãs, dicionários e cadernos... Traga as coisas que tu amas, se for uma bolsa enorme, traga, vai fazer falta depois. Imprescindível:
- pendurador de calcinhas
- calcinhas de algodão pra arejar a perereca
- seu remedinho favorito pra cólica (aos quilos)
- remedinhos em geral, mesmo aqueles que não usas há tempo
- aconselho o uso do anticoncepcional por uma questão de organização (é foda não saber o dia que vem, e aqui os hormônios enlouquecem, meus intervalos estão cada vez mais curtos)
- não exagera, pílula injetável ou não parar de tomar pílula nunca também deixa muita gente louca
- tudo o que for de higiene e beleza nunca é demais (gasto a maior parte do meu dinheiro pra trabalhar bonita)
- nunca esqueça que depois do Brasil vem a Europa e vai estar frio lá (I mean here, por pouco tempo, mas ninguém gosta de passar frio)
- sim, vocês vão comprar coisas legais e baratas nas gringas, mas até o dinheiro entrar pra valer pode demorar um pouco, então tragam maquiagem o suficiente pra trampar dois meses
MALA PRA AMBOS SEXOS
- muitas meias brancas e pretas (à noite todo mundo trabalha de meia preta, a branca quase não uso)
- talquinho e spray pro pé e pro sapato (mesmo quem não sofre do mal do chulé vai passar por isso)
- palminha e tudo mais pra deixar os pés confortáveis (eles são a parte mais importante do corpo)
- fotinhas e imãs pra enfeitar tua cabine
- caderninho pra estudar línguas, dicionários e gramáticas
CREW MEMBERS (EXCETO CLEANERS)
- ganham mais dinheiro que staff e trabalham muito mais por isso, ou seja, pouco tempo pra passear e gastar o suado dinheirinho
- comem no crew mass, que é uma comida deprimente. Devem colocar as sobras fora depois de comerem
- dormem em cabines maiores que a minha com um cabinmate MAS dividem o banheiro com a cabine do lado, ou seja, quatro peão usando o mesmo cagatório
- limpam suas próprias cabines e são responsáveis por trocar suas roupas de cama e banho
- devem retirar e reciclar seus lixos
- não podem circular em área de passageiro fora do duty, nem de nametag, nem pintado de ouro
- não pagam por seus uniformes, mas tem que devolver impecável ao fim do contrato
STAFF MEMBERS
- não ganham tanto dinheiro mas não trabalham tanto (cargos de chefia ganham mais, é claro)
- comem no staff mess, que é uma merda de comida, mas é mais bonita. O restaurante em si é mais bonito e limpo também, tem tapete e tudo. Só larga a bandeja depois de comer, tem um pra limpar e reciclar os restos
- dormem em cabines entre os decks 0 e 9, dependendo da função. Quanto mais alto o deck, maior é a cabine. Dividem cabine e banheiro com uma pessoa só.
- tem um cleaner que “limpa” a cabine todo dia, troca toalhas e lençóis
- o cleaner retira nosso lixo e recicla
- podem circular em área de passageiro de nametag e uniforme até às 2h da manhã, depois reza prum security não te ver... warningam...
- pagam por seus uniformes, mas ficam com eles depois do contrato
LÍNGUAS
Não aconselho mentir sobre línguas. Principalmente quem vai trabalhar com passageiro. Vão te dar bandeiras e depois pra falar alemão é aquele parto.
Muito cleaner não fala inglês direito, o navio é pior lugar pra aprender a falar inglês, principalmente em cargos baixos. As pessoas falam errado e não tem paciência pra esperar alguém aprender a trabalhar e se comunicar.
Inglês pode não ser fundamental no seu trabalho, mas vai ser na vida social. Aqui no Concordia a maioria dos securities são indianos. Uma merda na gangway pode acontecer com qualquer um e tu vai precisar se comunicar, e rápido. O inglês é o que nos une, tem italiano que não fala inglês, daí fica a mercê da boa vontade alheia.
DICA
Não venha de cleaner, melhora teu currículo, teu inglês e pega qualquer coisa que pague melhor e sofra menos.
WEAR YOUR BEST SMILE
Foi a melhor frase que já ouvi. Sempre achei balela essa história do sorriso, mas todo o marketing da Cia é em cima disso. Se vai trabalhar com passageiro prepare-se pra sorrir SEMPRE. Não adianta ter o melhor cabelo e uniforme impecável, é preciso se doar. No primeiro mês vai ser difícil, mas tenha isso em mente: tu é pago pra sorrir – e um complaint pode te mandar pra casa na próxima parada. Demonstre felicidade de estar aqui mesmo quando o mundo está desabando na tua cabeça – principalmente aos oficiais e metris.
GOOD LUCK TO YOU ALL, WISH WE SEE EACH OTHER ON MY NEXT CONTRACT!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Me comenta...